quinta-feira, 19 de outubro de 2017

HISTÓRIAS VERDADEIRAS DE CRIANÇAS COM VIDA FAMILIAR VIOLENTA APRESENTADAS COMO UM LIVRO INFANTIL

Para os suficientemente privilegiados, a infância é muitas vezes descrita como os melhores anos de suas vidas.

Uma instituição de caridade educacional norte-americana chamada Youth Ambassadors ("Embaixadores da Juventude"), que ajuda crianças desfavorecidas a alcançar o seu pleno potencial, apresentou uma idéia bastante simples para destacar a realidade, muitas vezes sombria, de como alguns jovens passam a infância. É um falso livro infantil chamado Welcome to My Neighborhood ("Bem-vindo à minha vizinhança").

A obra é apresentada como qualquer outro livro ilustrado para crianças com coelhos amigáveis, fofinhos, gatos e ratos contando a história de suas vidas. A grande diferença é que não é "Maurício de Souza" ou "Sítio do Pica-pau Amarelo".

Esta é uma coleção de histórias verdadeiras e perturbadoras de violência doméstica, drogas, crimes, assassinatos e prisão, relatadas por crianças desfavorecidas de alguns dos lugares mais pobres da América do Norte.

Nem mesmo as ilustrações aparentemente familiares podem disfarçar a brutalidade das vidas das crianças como o viciado em drogas, "Papai Rato" que bate nas crianças, os "Irmãos Coelho" que ferem as pessoas e o "Senhor Raposa", um policial "entusiasta" do "gatilho leve".











Não tenho certeza se esse "livro infantil" realmente fará qualquer diferença real na situação desses jovens... Mas certamente merece nota 100 pela originalidade e pelo esforço. Baixe um PDF (em inglês) desse livro aqui ou, se você estiver interessado em fazer algum bem, descubra como ajudar os Embaixadores da Juventude aqui.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário