segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

A CERIMÔNIA DO CAFÉ ETÍOPE


O local de nascimento do café celebra com uma festa sensorial.

Na Etiópia e na Eritreia, o café é a peça central de uma cerimônia elegante que deve ser compartilhada com familiares e convidados durante várias horas.

O café é originário da Etiópia, com a sabedoria popular apontando para um pastor que viu o seu rebanho mais agitado depois de comer grãos de café cru. A cerimônia do café também começa com grãos de café bruto, que são lavados e depois preparados sobre um fogo de chão ou no fogão.


Em algumas famílias etíopes, a cerimônia do café é realizada três vezes por dia por uma mulher membro da família. Ela geralmente começa espalhando flores frescas e grama no chão, enquanto queima incenso (olíbano, mirra e sândalo são opções populares) para tornar o ar ainda mais perfumado. Então, ela assa os grãos de café em uma panela de cabo longo até que fiquem pretos e oleosos, e convida os hóspedes para que se aproximem e saboreiem o aroma.


A anfitriã então mói o café em um pilão, e adiciona à água que está fervendo em uma espécie de bule chamado jebena. Quando termina o processo, ela segura a jebena no ar e derrama o café em pequenas xícaras.


Verter habilmente o café requer habilidade e graça. Muitas vezes, cada xícara é servida com uma colher bem cheia de açúcar e um lanche de pipoca fresca. Os hóspedes geralmente bebem três rodadas de café. Eles acreditam que a terceira xícara é uma benção.


Compartilhar um delicioso e bem preparado café, serve como uma oportunidade para acompanhar os amigos e entreter convidados. O devaneador cheiro de incenso e café, juntamente com a cafeína e a conversa, torna todos mais propensos a ficarem um com o outro.

..
.
As cerimônias do café são uma ocorrência social regular na Etiópia, e atualmente a maioria das cafeterias também oferece a experiência. Fora do país, restaurantes etíopes ocasionalmente apresentam eventos. Resta saber se existe algum restaurante etíope aqui no Brasil...

Fonte

Um comentário:

  1. Abençoada Etiópia que me mantém o olhos abertos durante os dia... E nos meus plantões!

    ResponderExcluir