quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

ESTRANHAS ILUSTRAÇÕES DE ROBÔS, DIABOS, BRUXAS CUSPIDORAS DE FOGO E ARMAS DE GUERRA DA IDADE MÉDIA


No tratado mecânico e tecnológico: Bellicorum instrumentorum liber cum figuris publicado por volta do ano de 1420, Giovanni Fontana também conhecido como Johannes de Fontana (circa 1395 - circa 1455), imaginou e idealizou toda uma série de máquinas para usar em guerras, para viajar, voar,  entreter crianças, além de autômatos, foguetes artesanais, relógios e inclusive, um meio de projetar imagens através de uma lanterna mágica.

Ao contrário da maioria dos outros inventores daquela época, fontana mostrou os sistemas internos de suas invenções (movidas a pêndulo por pesos de água ou areia, através de engrenagens e polias), pelo qual funcionariam os seus dispositivos mecânicos.

A maioria dos inventores daquele tempo, ilustravam suas propostas como se já estivessem "em ação", como se estivessem funcionando em tempo real. Dessa forma,os inventores mantinham em segredo os mecanismos internos de engrenagens e polias o que naturalmente, era uma medida para garantir que eles fossem pagos por desenvolver suas engenhocas.

Fontana apresentou o seu trabalho em desenhos de forma transparente, permitindo que o espectador enxergasse por dentro do projeto e imaginasse como um diabo mecânico poderia voar ou se deslocar.

Apesar da apresentação de como seriam os mecanismos internos que fariam funcionar tais autômatos, lamentavelmente, a maioria desses projetos maravilhosos são totalmente impraticáveis, já que não são compatíveis com os princípios da mecânica.

Muitas das ideias contidas no Bellicorum instrumentorum liber cum figuris, se concentram em armas como mísseis explosivos, mas fontana também incluiu um bom número de projetos para brinquedos infantis e vários desenhos que seriamente comprometiam os mitos sobre o sobrenatural e o oculto, já que explicavam como demônios e bruxas muito provavelmente seriam nada mais que autômatos construídos para aterrorizar as pessoas.

O diabo e o seu mecanismo interno.

Um brinquedo mecânico.

Outro brinquedo para crianças.

Uma "bruxa-robô" que se moveria sobre trilhos, tendo asas que a fariam flutuar, braços que se moviam e a capacidade de lançar chamas pela boca.

Um carro que se deslocaria ao puxar cordas que moveriam engrenagens e polias.

Uma máquina de cerco para atacar castelos.

Um lança-mísseis.

Uma bala de canhão ou um tipo de bomba (Parece a Estrela da Morte de Guerra Nas Estrelas...).

Um lança-chamas.

Um cadeado com combinação.

Asas, braço mecânico (um membro artificial?) e cabeça robótica.

Desenho de uma máquina para suporte de vida.

Um projeto para uma espécie de cinema instalado em um palácio, onde as imagens poderiam ser projetadas em dispositivos cilíndricos.

Um dispositivo para projetar imagens de demônios (lanterna mágica).


Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário